Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de abril de 2016

Fechamento - Março/2016

Senhores!

Vamos a mais um fechamento mensal deste blog, em um mês em que o Ibovespa valorizou-se praticamente 20%. Tenho lido postagens extremamente otimistas e em geral os investidores se animaram bastante com esta subida repentina e inesperada. Entendo... Estamos há mais de três anos em queda livre, e uma subida desta ordem é um alento para os corajosos investidores que seguram seus investimentos em tempos como estes. Parabenizo-os por isso, mas infelizmente não compartilharei do mesmo otimismo.

O que está acontecendo no Brasil é uma verdadeira tragédia. Neste mês de março, além da grande subida do Ibovespa, também deu-se a divulgação dos resultados anuais do exercício de 2015 por parte das empresas listadas na bolsa. E em geral, como foram os resultados? Horrorosos, trágicos, assustadores, absolutamente desmotivadores.

Segundo dados divulgados pela consultoria Economatica, o lucro das empresas de capital aberto no Brasil caiu 87,2% em 2015, em comparação com o ano anterior. Somadas, as 297 empresas tiveram lucro de R$ 14 bilhões no ano passado, ante R$ 109,8 bilhões em 2014.

O PT destruiu o nosso país.

Enquanto não tirarmos estes canalhas do poder e colocarmos alguém minimamente decente que possa diminuir a estrutura do governo e divulgar de forma transparente o tamanho do buraco em que nos metemos, não será possível fazer uma previsão razoável de quanto tempo iremos levar para voltar aos trilhos.

Dito isso, faço um breve comentário a respeito dos resultados anuais das minhas empresas. Em geral, e tendo em vista as circunstâncias, fiquei satisfeito. Apenas uma empresa me decepcionou, mas não ao ponto de me obrigar a retirá-la da carteira. Não irei fazer nenhum movimento brusco nos próximos doze meses. Continuarei aportando, acompanhando, estudando, e a estratégia continua rigorosamente a mesma.

Sem mais delongas, vamos aos resultados:

Rentabilidade mensal: 7,07%
Rentabilidade anual: 2,50%
Rentabilidade histórica: -9,11%

Tive a maior rentabilidade mensal do ano, mas, mesmo assim, a carteira ficou bem longe do Ibovespa. O que não quer dizer nada, claro... Em geral, o desempenho de minhas empresas foi absolutamente superior ao das empresas do Ibovespa, e certamente no futuro o quadro de rentabilidades irá se reverter.

Seguimos em frente!

6 comentários:

  1. "O PT destruiu o nosso país." Esta frase é mt forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Muito forte e muito próxima da verdade. Economicamente, estamos na fossa. Uma dívida inacreditável, um estado enorme e perdulário, uma burocracia asfixiante, nossa indústria em frangalhos, fora o resto.

      Teremos de passar por um processo longo de reconstrução.

      Excluir
  2. Olá PM!

    Esta animação toda que me deixa preocupado ... Quando todo mundo quer entrar na bolsa, já viu né? Topo histórico.

    De qualquer forma, vou fazer o máximo para parar de ficar olhando cotações, o mercado deve corrigir alguma coisa e logo agora eu entrei em ações, mas, não olho preço pra entrar, é igual um reloginho, deu o mês novo, a data do aporte, tenho que comprar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Engraçado que vi apenas agora seu comentário, e você já vendeu suas ações, rs.

      Comentei lá no seu blog.

      Abraços.

      Excluir
  3. Olá pretendo milionário! Se possível em algum momento faça um post sobre sua carteira de ações. Em quais está investindo. Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beto.

      Então... Estou receoso quanto a isto por ter abrido minha carteira para alguns amigos, afim de incentivá-los a investir. Como eles também acompanham o noticiário econômico, existe uma chance de eles também acompanharem a blogosfera, e não gostaria de perder o anonimato deste blog.

      Mais para frente pensarei novamente neste tema.

      Abraços

      Excluir